Ana Brocanelo

10 mandamentos de amor à pessoa idosa.

Você conhece os 10 mandamentos de amor à pessoa idosa? Eles foram redigidos na Itália, por um frade carmelita.

I. Deixe-a falar: porque do passado a pessoa idosa tem muito a contar. Coisas verdadeiras e outras nem tanto, mas todas úteis aos espíritos ainda em formação.

II. Deixe-a vencer nas discussões: e não lembre a todo instante que suas ideias estão superadas. Ela precisa sentir-se segura de si mesma.

III. Deixe-a visitar seus velhos amigos: entreter-se com os seus. É dessa maneira que a pessoa idosa consegue reviver os tempos idos.

IV. Deixe-a contar histórias demoradas: ou, muitas vezes, repetidas, porque a pessoa idosa precisa provar a si mesma que os outros gostam de sua companhia.

V. Deixe-a viver entre as coisas que amou e das quais sempre se recorda: ela já sofre ao sentir que, aos poucos, vai sendo abandonada pela vida.

VI. Deixe-a reclamar, mesmo quando está sem razão: porque toda pessoa idosa tem direito, como as crianças, à tolerância e à compreensão.

VII. Deixe-a viajar em teu carro: quando sair de férias ou nos fins de semana, porque sentirás remorso se, algum tempo depois, ela já não estiver aqui para fazer-lhe companhia.

VIII. Deixe-a envelhecer com paciência e afeto com que você assiste os seus filhos crescerem: porque, em ambos os casos, estará demonstrando o mesmo sentimento de amor e proteção.

IX. Deixe-a rezar onde e como queira: porque a pessoa idosa deseja ver sempre a sombra de Deus no resto de estrada que ainda vai percorrer.

X. Deixe-a morrer entre braços acolhedores e amigos: porque o amor dos familiares e das pessoas amigas é o melhor sinal do amor do Pai que está no céu.

Observação: esses mandamentos foram redigidos na Itália, por um frade carmelita. A tradução para o português foi feita por um confrade da mesma ordem, residente em Teresópolis (RJ). O texto acima foi revisto por um poeta pernambucano anônimo.

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438 | OAB/ES: 23.075

Mais Posts

Os desafios das mães divorciadas.

Os vários desafios emocionais, financeiros e legais que as mães separadas enfrentam todos os dias. Que passam despercebidos ou sem o devido valor. Eu sei, já passei por isso.

Avô abraçado com o neto em um campo de futebol

Como conviver com o meu neto após o falecimento do meu filho?

Quando os avós são impedidos de conviver com seus netos após a perda de um filho, a justiça pode ser acionada para garantir uma convivência avoenga. Este direito, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), visa preservar os laços familiares em benefício do melhor. Leia abaixo o artigo na íntegra.

Posso mudar o regime de bens depois da união?

A escolha do regime de bens no casamento ou união estável é fundamental para definir como serão divididos os bens do casal. Neste artigo, vamos explorar a importância de escolher o regime de bens mais adequado para o seu relacionamento, os diferentes tipos de regimes existentes e como realizar a alteração do regime, caso necessário.

Matrícula Escolar, quem decide e quem paga?

A guarda compartilhada representa um avanço significativo no direito de família brasileiro. No entanto, a sua aplicação prática ainda suscita diversas dúvidas e desafios, especialmente no que diz respeito à definição das responsabilidades parentais, à comunicação entre os genitores e à tomada de decisões sobre a educação dos filhos. Neste artigo, analisaremos os principais aspectos da guarda compartilhada, com foco nas questões relacionadas à educação dos filhos, e apresentaremos soluções jurídicas para os conflitos mais comuns nessa área.

Deixe sua mensagem