Ana Brocanelo

É possível conhecer o testamento feito por um familiar na Justiça?

Através de um testamento, todos nós poderemos repartir essa porcentagem da herança de maneira diferente do que prevê a Justiça, porém apenas 50% do patrimônio pode ser destinado pelo testador para uma pessoa escolhida. Entenda...

O Código Civil Brasileiro prevê que 50% do patrimônio deve ser destinado aos chamados herdeiros necessários, que são os descendentes (filhos, netos, bisnetos), ascendentes (pais, avós) e cônjuge. Desta forma, se houver uma dessas pessoas vivas, o testador é obrigado a deixar metade de seus bens a ela. Ou seja, apenas 50% do patrimônio pode ser destinado para uma pessoa escolhida. Através de um testamento, todos nós poderemos repartir essa porcentagem da herança de maneira diferente do que prevê a Justiça.

 

Mas, é possível conhecer quais são as determinações do testamento feito por um familiar na Justiça?

 

O conteúdo de um testamento só pode ser conhecido após o falecimento da pessoa. Através de uma pesquisa em Cartório de Notas, o máximo que se pode saber é se um testamento existe ou não. Somente após o falecimento da pessoa, caso você esteja com o Atestado de Óbito e de outros documentos, é possível realizar uma pesquisa no Colégio Notarial que indicará em qual cartório o testamento está arquivado. Desta forma, você poderá ter uma cópia do conteúdo do testamento com as posições de última vontade de seu familiar.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438 | OAB/ES: 23.075

Mais Posts

Divórcio e financiamento imobiliário: como resolver essa equação?

O divórcio pode trazer desafios financeiros, especialmente quando envolve um imóvel financiado em conjunto. Compreender como partilhar o bem e desvincular responsabilidades com o banco é essencial para evitar problemas futuros. Neste texto, abordamos as consequências jurídicas do financiamento após o divórcio.

Quando sou responsável pelas dívidas do meu ex-cônjuge ou companheiro?

Você sabe quando pode ser responsável pelas dívidas do seu cônjuge ou ex? No caso recente de Lexa e MC Guimê, o regime de bens foi decisivo na condenação da cantora. Escolher o regime certo no casamento pode impactar diretamente suas finanças! 💸 Não deixe que a falta de informação custe caro. Quer saber mais? Confira no artigo abaixo!

Entrevista: Abordagem sobre Alienação Parental

Assista a participação incrível da Dra. Ana no podcast Deu Match! Ela compartilha insights valiosos sobre temas como alienação parental, bullying, divórcio provocado por vícios em apostas, paternidade civil e contratos nos relacionamentos.

Informalidade nos Casamentos Ainda é uma Constante

Muitos casais ainda optam pela informalidade nas uniões. Porém, a regularização do casamento ou da união estável é essencial para garantir direitos, especialmente em questões patrimoniais e de sucessão. Entenda seus direitos e evite complicações no futuro!

Deixe sua mensagem