Ana Brocanelo

Quais os principais golpes financeiros contra pessoas idosas?

Mais da metade dos casos de violência patrimonial e financeira foi praticada contra pessoas idosas acima de 60 anos, no Brasil. Os números são da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que registrou 12 mil denúncias desse tipo de violência contra pessoas idosas, entre janeiro e a primeira semana de julho, deste ano.

Mais da metade dos casos de violência patrimonial e financeira foi praticada contra pessoas idosas acima de 60 anos, no Brasil. Os números são da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que registrou 12 mil denúncias desse tipo de violência contra pessoas idosas, entre janeiro e a primeira semana de julho, deste ano.

 

 

• Quais são os golpes mais comuns contra idosos?

 

– Caixa eletrônico: no terminal, o idoso é abordado por uma pessoa que se identifica como funcionário do banco. Essa pessoa o convence a atualizar o cadastro, inserir nova senha e reutilizar o caixa. Na falsa ajuda, o suposto funcionário consegue trocar os cartões, causando prejuízo financeiro à vítima.

 

– Via celulares e computadores: uma das armadilhas mais comuns é quando o golpista se passa por alguém da família e pede dinheiro, via mensagem ou por voz (geralmente, tentando imitar alguém da família). Há também o golpe em que o bandido se identifica como funcionário de alguma empresa (de telefonia, bancos, lojas, etc.), e solicita informações bancárias, de resgate de senhas, de redes sociais, códigos do Whatsapp, etc. Golpistas também se passam por outras pessoas próximas, com números clonados e pedem depósitos em dinheiro para os contatos.

 

O conselho é jamais deixe o número de telefone visível nas redes sociais; nunca compartilhe o código de autenticação do Whatsapp, não passe a senha de bancos a contatos pelo telefone, não clique em links suspeitos com promoções tentadoras e mantenha o celular e o computador protegidos com antivírus.

 

O Estatuto da Pessoa Idosa prevê como crime “o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de idosos”, o que é entendido como violência patrimonial ou financeira. Isso pode gerar pena de até 4 anos de prisão. Qualquer desconfiança ou situação do tipo deve ser denunciada à polícia (190) ou ao disque 100.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

Fonte: EBC – Rádio Agência Nacional. “Maioria das vítimas de crimes financeiros é de pessoas acima dos 60.‘ Por Sayonara Moreno. Publicado sob licença CC BY 4.0.

Mais Posts

Os desafios das mães divorciadas.

Os vários desafios emocionais, financeiros e legais que as mães separadas enfrentam todos os dias. Que passam despercebidos ou sem o devido valor. Eu sei, já passei por isso.

Avô abraçado com o neto em um campo de futebol

Como conviver com o meu neto após o falecimento do meu filho?

Quando os avós são impedidos de conviver com seus netos após a perda de um filho, a justiça pode ser acionada para garantir uma convivência avoenga. Este direito, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), visa preservar os laços familiares em benefício do melhor. Leia abaixo o artigo na íntegra.

Posso mudar o regime de bens depois da união?

A escolha do regime de bens no casamento ou união estável é fundamental para definir como serão divididos os bens do casal. Neste artigo, vamos explorar a importância de escolher o regime de bens mais adequado para o seu relacionamento, os diferentes tipos de regimes existentes e como realizar a alteração do regime, caso necessário.

Matrícula Escolar, quem decide e quem paga?

A guarda compartilhada representa um avanço significativo no direito de família brasileiro. No entanto, a sua aplicação prática ainda suscita diversas dúvidas e desafios, especialmente no que diz respeito à definição das responsabilidades parentais, à comunicação entre os genitores e à tomada de decisões sobre a educação dos filhos. Neste artigo, analisaremos os principais aspectos da guarda compartilhada, com foco nas questões relacionadas à educação dos filhos, e apresentaremos soluções jurídicas para os conflitos mais comuns nessa área.

Deixe sua mensagem