Ana Brocanelo

Guarda compartilhada não é o mesmo que domicílio alternado.

Você conhece a diferença entre Guarda Compartilhada e Domicílio Alternado? Esclareça essas dúvidas comuns sobre um tema tão importante.

Cique aqui e ouça a entrevista na Radio Justiça.

Em todas as consultas que envolvem guarda, há a confusão sobre guarda compartilhada e domicílio alternado.

Sendo que a guarda compartilhada envolve as decisões sobre a vida do filho, por exemplo, onde a criança vai estudar, decidir sobre tratamento médico e medicamentos a seguir, entre outras decisões. Não está ligado em qual a residência a criança vive – se materna ou paterna, e quem tem o direito de convivência; as decisões e responsabilidades sobre os filhos deverão ser sempre, conjuntas.

Já o domicílio alternado é a convivência da criança com seus pais, alternando sua residência periodicamente, sendo por exemplo, uma semana na casa de cada um deles. Nesse esquema de convivência não há final de semana do pai ou da mãe, a criança muda de residência conforme o período estabelecido, não havendo convivência e sim duas residências com igualdade de tempo. 

O domicílio alternado não implica em guarda alternada – que seria alternar as decisões sobre o filho conforme a residência da criança – isto é vetado no Brasil e sequer existe na nossa legislação.

Um abraço para todos.
Ana Brocanelo – Advogada.
OAB/SP:176.438

Mais Posts

Guarda Compartilhada: De quem é a Palavra Final em Casos de Impasse?

A guarda compartilhada é uma realidade cada vez mais comum entre famílias que passam pelo divórcio ou separação, mas muitas dúvidas ainda surgem sobre como funciona na prática. Quem toma as decisões finais sobre a vida da criança? O que acontece quando os pais não chegam a um consenso? Neste texto, vamos explorar como funciona a guarda compartilhada, qual o papel do Judiciário em situações de impasse e a importância de uma parentalidade consciente e cooperativa para garantir o bem-estar dos filhos.

Quais despesas entram na pensão alimentícia?

Pensão alimentícia: mais do que um valor. Além das despesas básicas, como escola e saúde, outras como passeios e roupas também devem ser consideradas. A moradia também influencia no cálculo. Quer saber mais? Leia o artigo na íntegra.

Mãos de idoso sendo apoiada por mãos de jovem

Avós podem pedir alimentos aos netos?

Você sabia que, em casos excepcionais, avós podem solicitar pensão alimentícia de seus netos? Descubra quando e como isso é possível, e quais são os fatores que influenciam o processo de solicitação.

Vamos falar sobre Testamento Vital?

No Brasil, a Diretiva Antecipada de Vontade (DNV) garante que suas escolhas médicas e de administração de bens sejam respeitadas quando você não poderá responder por si mesmo. Conhece este documento?

Deixe sua mensagem