Ana Brocanelo

É possível fazer testamento durante o voo?

Caso algum passageiro tenha um problema de saúde ou passe mal a ponto de achar que irá falecer, é possível sim realizar um testamento no avião ou em uma embarcação comercial?

Caso algum passageiro tenha um problema de saúde ou passe mal a ponto de achar que irá falecer, é possível sim realizar um testamento no avião (ou também em um navio). De acordo com o Código Civil (artigos 1889 e 1890), o testamento aeronáutico ou marítimo pode ser feito dentro de uma aeronave ou embarcação militar ou comercial (nacional ou estrangeira) por uma pessoa designada pelo comandante.

 

Após a definição e finalização do testamento, a documentação ficará com o comandante, que o entregará às autoridades administrativas do primeiro porto ou aeroporto nacional, com recibo averbado no diário de bordo.

 

O testamento caducará caso o testador não entre em óbito durante a viagem e caso expire o período de 90 dias da chegada em terra do passageiro para realizar um testamento ordinário.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438 | OAB/ES: 23.075

Mais Posts

Saiba quais os requisitos da guarda unilateral paterna.

A Questão Da Guarda Dos Filhos É Um Tema Que Gera Muitas Dúvidas. Afinal, É Sempre A Mãe Quem Tem A Guarda? O Modelo De Guarda Sempre É A Compartilhada? Quais Fatores Podem Levar À Perda Da Guarda Das Crianças? Tire Suas Dúvidas.

Mãe, pai, vocês podem me ouvir?

Este livro da escritora, mediadora familiar e advogada, Despina Mavridou, repercute sobre o Divórcio através dos olhos de uma criança. Para ser lido por todos os pais que estão em um processo de separação ou que já se divorciaram e suas crianças pequenas.

Deixe sua mensagem