Ana Brocanelo

A Pensão Alimentícia atrasada pode ser cobrada com juros e correção monetária?

A Pensão Alimentícia é um valor financeiro que uma pessoa é legalmente obrigada a pagar para sustentar o bem-estar e as necessidades dos filhos, após o término de um relacionamento. A Pensão Alimentícia deixou de ser paga? O que fazer quando o pagamento da pensão está atrasado? Os valores podem ser cobrados com juros e correção monetária?

Quando a Pensão Alimentícia não é paga na data estipulada, ela se torna uma dívida, assim como qualquer outra. Isso significa que os valores em atraso podem ser cobrados com juros e correção monetária.

 

Para calcular o percentual devido ao atraso, é necessário utilizar o índice oficial estipulado e regularmente estabelecido na sentença da Pensão Alimentícia, seja ela provisória, transitória ou definitiva.

 

Diante do atraso no cumprimento da obrigação do pagamento, o procedimento inicial consiste em comunicar o responsável pelo pagamento para solucionar a questão de maneira harmoniosa. Um advogado pode, ainda, mediar a situação, parcelando o montante em débito ou renegociar o valor da pensão, caso tenha ocorrido alguma alteração na capacidade financeira do responsável.

 

No entanto, na hipótese da abordagem amigável não surtir efeito, é recorre-se ao sistema judicial para reivindicar o valor em atraso. O representante legal da criança ou adolescente pode entrar com uma ação judicial de Execução de Alimentos. Nessa situação, o responsável pelo pagamento estará sujeito a sanções, incluindo a possibilidade de penhora de bens e até mesmo a prisão civil.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

Mais Posts

Saiba quais os requisitos da guarda unilateral paterna.

A Questão Da Guarda Dos Filhos É Um Tema Que Gera Muitas Dúvidas. Afinal, É Sempre A Mãe Quem Tem A Guarda? O Modelo De Guarda Sempre É A Compartilhada? Quais Fatores Podem Levar À Perda Da Guarda Das Crianças? Tire Suas Dúvidas.

Mãe, pai, vocês podem me ouvir?

Este livro da escritora, mediadora familiar e advogada, Despina Mavridou, repercute sobre o Divórcio através dos olhos de uma criança. Para ser lido por todos os pais que estão em um processo de separação ou que já se divorciaram e suas crianças pequenas.

Deixe sua mensagem