Ana Brocanelo

A personalidade Narcisista nos processos de divórcio e alienação parental.

Nesta Live, a Drª. Ana Brocanelo e a psicóloga e neuropsicóloga clínica, Larissa Toledo, repercutiram sobre o comportamento de pessoas narcisistas, o poder de manipulação e sobre a difícil e sofrida missão de sair de um relacionamento deste tipo.

De acordo com a mitologia, Narciso era um rapaz plenamente dotado de beleza. Seus pais eram o deus do rio Cefiso e da ninfa Liríope. Dias antes de seu nascimento, seus pais resolveram consultar o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do menino. E a revelação do oráculo foi que ele teria uma longa vida, desde que nunca visse seu próprio rosto.

 

Narciso cresceu, e se transformou um jovem bonito de Beócia, que despertava amor tanto em homens quanto em mulheres, mas era muito orgulhoso e tinha uma arrogância que ninguém conseguia quebrar. Até as ninfas se apaixonaram por ele, incluindo uma chamada Eco que o amava incondicionalmente, mas o rapaz a menosprezava. As moças desprezadas pediram aos deuses para vingá-las.

 

Para dar uma lição ao rapaz frívolo, a deusa Némesis, o condenou a apaixonar-se pelo seu próprio reflexo na lagoa de Eco. Encantado pela sua própria beleza, Narciso deitou-se no banco do rio e definhou, olhando-se na água e se embelezando. Depois da sua morte, Afrodite o transformou numa flor, Narciso.

 

O narcisismo tem o seu nome derivado de Narciso e ambos derivam da palavra grega Narke (“entorpecido”), de onde também vem a palavra narcótico. Assim, para os gregos, Narciso simbolizava a vaidade e a insensibilidade, visto que ele era emocionalmente entorpecido às solicitações daqueles que se apaixonaram pela sua beleza.

 

Pessoas narcisistas têm um modelo de amor muito exigente e, para elas, ninguém consegue corresponder ao seu ideal.

 

Em um relacionamento, narcisistas criticam e cobram o cônjuge constantemente, desejando sempre maior dedicação e perfeição, ou seja, o seu ideal de amor. Elas manipulam o sentimento de culpa do outro e fazem com que a vítima pense que “está falhando” no relacionamento.

 

Nesta Live, a Drª. Ana Brocanelo e a psicóloga e neuropsicóloga clínica, Larissa Toledo, repercutiram sobre o comportamento de pessoas narcisistas, o poder de manipulação e sobre a difícil e sofrida missão de sair de um relacionamento deste tipo.

 

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

Mais Posts

Saiba quais os requisitos da guarda unilateral paterna.

A Questão Da Guarda Dos Filhos É Um Tema Que Gera Muitas Dúvidas. Afinal, É Sempre A Mãe Quem Tem A Guarda? O Modelo De Guarda Sempre É A Compartilhada? Quais Fatores Podem Levar À Perda Da Guarda Das Crianças? Tire Suas Dúvidas.

Mãe, pai, vocês podem me ouvir?

Este livro da escritora, mediadora familiar e advogada, Despina Mavridou, repercute sobre o Divórcio através dos olhos de uma criança. Para ser lido por todos os pais que estão em um processo de separação ou que já se divorciaram e suas crianças pequenas.

Deixe sua mensagem