Ana Brocanelo

As leis de proteção à mulher, a alienação parental e as falsas denúncias.

Você sabia que muitas denúncias de violência doméstica e de Alienação Parental são falsas? Além de prejudicar o acusado nas esferas pessoais e profissionais, esse tipo de atitude faz com que os casos reais, verdadeiros, percam a credibilidade. Um retrocesso nos direitos as mulheres.

Existem inúmeras denúncias de mulheres que sofrem diante de relações abusivas, da violência doméstica e do abuso psicológico. A Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006) é considerada pela ONU como uma das leis mais avançadas no mundo na defesa dos direitos das mulheres.

 

Você sabia que muitas dessas denúncias são falsas? Além de prejudicar o acusado nas esferas pessoais e profissionais, esse tipo de atitude faz com que os casos reais, verdadeiros, percam a credibilidade. Um retrocesso nos direitos as mulheres.

 

Para os casos de Alienação Parental, quando o pai ou a mãe já não encontram mais meios para depreciar a imagem do outro e destruir a relação de um dos dois com os filhos, alguns recorrem à mais devastadora das possibilidades: a apresentação de uma falsa denúncia de abuso sexual. Essa atitude é especialmente grave e recebe da Justiça, em sua maioria, a manifestação mais imediata, que é a suspensão da visita do genitor alienado.

 

O que se observa, eventualmente, são casos de Alienação Parental com implantação de falsas memórias na criança, tanto quanto a ocorrência da violência física como sexual. A experiência no trato com crianças e adolescentes e o apoio de profissionais especializados no assunto tem nos permitido diagnosticar tais casos, podendo-se afirmar que o alienador não tem encontrado tanto sucesso. Contudo, o sofrimento para a criança se verifica de uma ou outra forma, até porque, enquanto tudo não resta esclarecido, no mais das vezes são aplicadas medidas cautelares de afastamento do suposto agressor. Portanto, o pai e a mãe que utilizam dessa estratégia estão sujeitos a uma série de sanções previstas em lei, inclusive de natureza criminal.

 

Nesta Live, as convidadas da Drª. Ana Brocanelo foram as advogadas Drª. Alexsandra Manoel Garcia e Drª. Carolina Harám. Elas conversaram sobre esse importante tema que engloba denúncias de violência contra a mulher quanto em casos relacionados com a Alienação Parental.

 

Assista!

 

 

Siga o perfil da Drª. Ana Brocanelo no Instagram (@dra.ana.brocanelo):

https://www.instagram.com/Dra.Ana.Brocanelo

 

Drª. Carolina Harám no Instagram (@carolinaharam):

https://www.instagram.com/carolinaharam

 

Drª. Alexsandra Manoel Garcia no Instagram (@alexsandramanoelgarcia):

https://www.instagram.com/alexsandramanoelgarcia

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

Mais Posts

Os desafios das mães divorciadas.

Os vários desafios emocionais, financeiros e legais que as mães separadas enfrentam todos os dias. Que passam despercebidos ou sem o devido valor. Eu sei, já passei por isso.

Avô abraçado com o neto em um campo de futebol

Como conviver com o meu neto após o falecimento do meu filho?

Quando os avós são impedidos de conviver com seus netos após a perda de um filho, a justiça pode ser acionada para garantir uma convivência avoenga. Este direito, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), visa preservar os laços familiares em benefício do melhor. Leia abaixo o artigo na íntegra.

Posso mudar o regime de bens depois da união?

A escolha do regime de bens no casamento ou união estável é fundamental para definir como serão divididos os bens do casal. Neste artigo, vamos explorar a importância de escolher o regime de bens mais adequado para o seu relacionamento, os diferentes tipos de regimes existentes e como realizar a alteração do regime, caso necessário.

Matrícula Escolar, quem decide e quem paga?

A guarda compartilhada representa um avanço significativo no direito de família brasileiro. No entanto, a sua aplicação prática ainda suscita diversas dúvidas e desafios, especialmente no que diz respeito à definição das responsabilidades parentais, à comunicação entre os genitores e à tomada de decisões sobre a educação dos filhos. Neste artigo, analisaremos os principais aspectos da guarda compartilhada, com foco nas questões relacionadas à educação dos filhos, e apresentaremos soluções jurídicas para os conflitos mais comuns nessa área.

Deixe sua mensagem