Ana Brocanelo

Custódia. Um filme que retrata as dores do divórcio e a disputa cruel da guarda dos filhos

Custódia (Jusqu'à la garde) é um filme de Xavier Legrand, premiado como melhor diretor no Festival de Veneza de 2017. O longa retrata um drama familiar com temas bem complexos: o divórcio e a guarda de um dos filhos.

Custódia (Jusqu’à la garde) é um filme de Xavier Legrand, premiado como melhor diretor no Festival de Veneza de 2017. O longa retrata um drama familiar com temas bem complexos: o divórcio e a guarda de um dos filhos.

 

Durante os primeiros 15 minutos, os protagonistas Antoine (Denis Ménochet) e Miriam (Léa Drucker), que acabaram de se divorciar, estão diante de uma juíza, discutindo sobre a guarda de seu filho menor. Eles têm dois filhos: Joséphine (Mathilde Auneveux), que está a poucas semanas de completar 18 anos e por isso pode escolher ver e viver com quem quiser; e Julien (Thomas Gioria), de 11 anos.

 

A mãe descreve o comportamento de Antoine como violento e, desta forma, o casal de filhos não deseja mais ver e conviver com o pai. Além disso, Miriam diz que ele a persegue. Já o pai argumenta que a ex-esposa o impede de ver o filho, desrespeitando os dias de visita e evitando chamadas telefônicas, entre outras acusações.

 

O enredo apresenta situações pelas quais milhões de famílias passam: a dor do divórcio, as brigas entre o casal, a disputa pelos filhos, o processo de guarda, acusações recíprocas relacionadas à Alienação Parental e o sofrimento dos filhos. “Custódia” é nervoso, triste e bem real – na medida dos divórcios que terminam na disputa insana e cruel pela guarda dos filhos.

 

Assista ao trailer em: https://www.youtube.com/watch?v=Vt3HUYlEA80

 

O filme está disponível nas principais plataformas de streaming.

 

Custódia (Jusqu’à la Garde, 2017); Direção e Roteiro: Xavier Legrand; Elenco: Léa Drucker, Denis Ménochet, Thomas Gioria, Mathilde Auneveux, Jean-Marie Winling; Duração: 93 minutos; Gênero: Drama; Produção: Alexandre Gavras; País: França; Distribuição: Supo Mungam Films. Fonte fotográfica: divulgação.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

Mais Posts

Os desafios das mães divorciadas.

Os vários desafios emocionais, financeiros e legais que as mães separadas enfrentam todos os dias. Que passam despercebidos ou sem o devido valor. Eu sei, já passei por isso.

Avô abraçado com o neto em um campo de futebol

Como conviver com o meu neto após o falecimento do meu filho?

Quando os avós são impedidos de conviver com seus netos após a perda de um filho, a justiça pode ser acionada para garantir uma convivência avoenga. Este direito, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), visa preservar os laços familiares em benefício do melhor. Leia abaixo o artigo na íntegra.

Posso mudar o regime de bens depois da união?

A escolha do regime de bens no casamento ou união estável é fundamental para definir como serão divididos os bens do casal. Neste artigo, vamos explorar a importância de escolher o regime de bens mais adequado para o seu relacionamento, os diferentes tipos de regimes existentes e como realizar a alteração do regime, caso necessário.

Matrícula Escolar, quem decide e quem paga?

A guarda compartilhada representa um avanço significativo no direito de família brasileiro. No entanto, a sua aplicação prática ainda suscita diversas dúvidas e desafios, especialmente no que diz respeito à definição das responsabilidades parentais, à comunicação entre os genitores e à tomada de decisões sobre a educação dos filhos. Neste artigo, analisaremos os principais aspectos da guarda compartilhada, com foco nas questões relacionadas à educação dos filhos, e apresentaremos soluções jurídicas para os conflitos mais comuns nessa área.

Deixe sua mensagem