Ana Brocanelo

O que é Ação de Investigação de Paternidade?

Quem pode propor uma ação de Investigação de Paternidade? O que é teste de DNA? A ação pode ser requerida contra os herdeiros do suposto pai? Saiba mais...

É a ação destinada a fazer provas de que determinado homem é o pai biológico de alguém, quando este não quer assumir a paternidade.

 

• Quem pode propor uma ação de Investigação de Paternidade?

 

A Investigação de Paternidade é um direito de todos. Deve ser requerida por um advogado. Quem não tem recursos pode consegui-la, sem pagar nada, por meio do Ministério Público, na Promotoria de Defesa da Filiação ou nos Núcleos de Atendimento da Defensoria Pública. A Ação de Investigação de Paternidade pode ser requerida contra os herdeiros do suposto pai, mesmo depois de sua morte.

 

 

• O que é teste de DNA?

 

É o meio mais eficiente de se comprovar a paternidade. Consiste no exame da existência de vínculo genético entre as partes envolvidas, através do estudo do código genético extraído do sangue, saliva ou outras partes do corpo como ossos, unhas ou raiz do cabelo. O teste de DNA revela, quase com certeza absoluta, se a paternidade alegada é real. Quando as partes não têm condições de pagar esse exame, serão encaminhadas pelo Juiz ao Departamento de DNA Forense da Polícia Civil. É preciso ter paciência, porque a procura é muito grande, e o processo acaba sendo demorado.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT. “Direito de Saber“. Texto editado. CC BY-ND 3.0 BR.

Mais Posts

Madrastas também podem ser chamadas de mãe?

Amor, insegurança, conquista de espaço – ser madrasta é muito mais complexo do que parece. No Dia das Mães, essa reflexão vai além das flores e do parabéns formal: fala de vínculos reais, desafios emocionais e direitos legais que poucas conhecem. Quer saber mais sobre os desafios e os direitos das madrastas? Leia nosso artigo completo.

A Madrasta Deve Pagar Pensão Alimentícia ao Enteado?

A responsabilidade da madrasta pela pensão alimentícia do enteado gera dúvidas jurídicas e sociais. Embora a legislação brasileira não determine essa obrigação, em alguns casos, a relação socioafetiva pode influenciar decisões judiciais. Quer entender melhor como esse tema é tratado na legislação? Confira nosso artigo e descubra mais sobre os critérios adotados nos tribunais!

A série Adolescência aos olhos do Direito Civil

Já imaginou como o Direito Civil aborda a responsabilidade dos pais por atos de seus filhos menores? No artigo, exploramos o impacto da legislação brasileira à luz da série “Adolescência”, discutindo deveres familiares e formação cidadã. Acesse o conteúdo e entenda as implicações legais e reflexões sobre educação e convivência familiar.

Deixe sua mensagem