Ana Brocanelo

Como fica a Sucessão em casos de famílias paralelas?

Uma família em cada esquina... É o famoso 'amor de caminhoneiro'. Pode parecer algo de outro mundo, mas famílias paralelas com dois ou mais núcleos familiares e um membro comum existem mais do que se imagina, tanto no casamento como na união estável.

Uma família em cada esquina… É o famoso ‘amor de caminhoneiro’. Pode parecer algo de outro mundo, mas famílias paralelas com dois ou mais núcleos familiares e um membro comum existem mais do que se imagina, tanto no casamento como na união estável.

 

O reconhecimento jurídico da existência de famílias paralelas ocorrem de forma muito tímida na jurisprudência brasileira. Há uma certa relutância em aceitar este tipo de configuração familiar, tanto por sua reprovação moral quanto pela afronta à monogamia, que é princípio norteador do ordenamento jurídico.

 

Neste vídeo, a Drª. Ana Brocanelo e a advogada Camilla Chiabrando, sócia do escritório Chiabrando Advogados Associados, discutiram sobre quais são os efeitos sucessórios nas famílias simultâneas, se os direitos das famílias são idênticos, como fica a partilha de bens no divórcio ou falecimento, se é diferente de concubinato…

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

Mais Posts

Madrastas também podem ser chamadas de mãe?

Amor, insegurança, conquista de espaço – ser madrasta é muito mais complexo do que parece. No Dia das Mães, essa reflexão vai além das flores e do parabéns formal: fala de vínculos reais, desafios emocionais e direitos legais que poucas conhecem. Quer saber mais sobre os desafios e os direitos das madrastas? Leia nosso artigo completo.

A Madrasta Deve Pagar Pensão Alimentícia ao Enteado?

A responsabilidade da madrasta pela pensão alimentícia do enteado gera dúvidas jurídicas e sociais. Embora a legislação brasileira não determine essa obrigação, em alguns casos, a relação socioafetiva pode influenciar decisões judiciais. Quer entender melhor como esse tema é tratado na legislação? Confira nosso artigo e descubra mais sobre os critérios adotados nos tribunais!

A série Adolescência aos olhos do Direito Civil

Já imaginou como o Direito Civil aborda a responsabilidade dos pais por atos de seus filhos menores? No artigo, exploramos o impacto da legislação brasileira à luz da série “Adolescência”, discutindo deveres familiares e formação cidadã. Acesse o conteúdo e entenda as implicações legais e reflexões sobre educação e convivência familiar.

Deixe sua mensagem