Ana Brocanelo

Drª, fui criado pelos meus avós. Tenho direito à herança?

Quem tem o direito de assumir a titularidade dos bens deixados por uma pessoa que faleceu? O que são os herdeiros necessários? Uma herança depende da configuração familiar no momento do falecimento? E se existir um testamento?

Desde que eu era um bebê, fui criado pelos meus avós maternos. Minha mãe é viva e tem outra família. Tenho direito à herança dos meus avós?

 

Diretamente, não. De acordo com o art. 1829 do Código Civil, na ordem de sucessão, os primeiros herdeiros necessários são os descendentes diretos: os filhos e, se não houver, serão os netos (em substituição aos pais), além da (o) viúva (o);

 

Via de regra, não será possivel que os seus avós o reconheçam como filho socioafetivo, ou ainda a sua adoção. A questão hereditária deve ser resolvida através de Testamento, no qual seus avós disporão a você a parte disponível do patrimônio deles. Desta forma, você será classificado como Herdeiro Legatário e não Herdeiro Necessário.

 

O direito à herança necessária aos netos somente ocorrerá caso o pai ou a mãe destes já tenham falecido, sendo herdeiros em representação do quinhão que seria recebido de seus pais. Assim, como sua mãe está viva, ela terá direito aos bens de seus avós.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

Mais Posts

Madrastas também podem ser chamadas de mãe?

Amor, insegurança, conquista de espaço – ser madrasta é muito mais complexo do que parece. No Dia das Mães, essa reflexão vai além das flores e do parabéns formal: fala de vínculos reais, desafios emocionais e direitos legais que poucas conhecem. Quer saber mais sobre os desafios e os direitos das madrastas? Leia nosso artigo completo.

A Madrasta Deve Pagar Pensão Alimentícia ao Enteado?

A responsabilidade da madrasta pela pensão alimentícia do enteado gera dúvidas jurídicas e sociais. Embora a legislação brasileira não determine essa obrigação, em alguns casos, a relação socioafetiva pode influenciar decisões judiciais. Quer entender melhor como esse tema é tratado na legislação? Confira nosso artigo e descubra mais sobre os critérios adotados nos tribunais!

A série Adolescência aos olhos do Direito Civil

Já imaginou como o Direito Civil aborda a responsabilidade dos pais por atos de seus filhos menores? No artigo, exploramos o impacto da legislação brasileira à luz da série “Adolescência”, discutindo deveres familiares e formação cidadã. Acesse o conteúdo e entenda as implicações legais e reflexões sobre educação e convivência familiar.

Deixe sua mensagem