Ana Brocanelo

Drª., recém-casados têm direitos?

Os cônjuges são considerados iguais perante a lei e têm os mesmos direitos e deveres. O funcionário que se casou têm direito à folga? Se sim, de quantos dias? Há algum desconto no salário?

Sim… A Licença Casamento ou Licença Gala é um benefício previsto por Lei, na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

 

O colaborador que acabou de se casar tem direito de folga remunerada por 3 dias consecutivos (sem prejuízo do salário). O início de contagem ocorre a partir do primeiro dia útil de serviço, após o casamento, sem contar a própria data do matrimônio, ou seja, como a maioria dos casamentos ocorre nos finais de semana, a folga começará a ser contada a partir da primeira segunda-feira após a data do casamento.

 

Caso a empresa empregadora não conceda a licença, o colaborador poderá denunciá-la na Superintendência Regional do Trabalho e entrar com um processo. Além disso, as convenções e acordos coletivos de trabalho também podem estabelecer o tempo de licença de maneira diferenciada.

 

Há uma exceção: os professores têm Licença Gala, sem prejuízo do salário, por 9 dias, conforme art. 320, §3º, da CLT.

 

Lembrando: os cônjuges são considerados iguais perante a lei e têm os mesmos direitos e deveres.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

Mais Posts

Madrastas também podem ser chamadas de mãe?

Amor, insegurança, conquista de espaço – ser madrasta é muito mais complexo do que parece. No Dia das Mães, essa reflexão vai além das flores e do parabéns formal: fala de vínculos reais, desafios emocionais e direitos legais que poucas conhecem. Quer saber mais sobre os desafios e os direitos das madrastas? Leia nosso artigo completo.

A Madrasta Deve Pagar Pensão Alimentícia ao Enteado?

A responsabilidade da madrasta pela pensão alimentícia do enteado gera dúvidas jurídicas e sociais. Embora a legislação brasileira não determine essa obrigação, em alguns casos, a relação socioafetiva pode influenciar decisões judiciais. Quer entender melhor como esse tema é tratado na legislação? Confira nosso artigo e descubra mais sobre os critérios adotados nos tribunais!

A série Adolescência aos olhos do Direito Civil

Já imaginou como o Direito Civil aborda a responsabilidade dos pais por atos de seus filhos menores? No artigo, exploramos o impacto da legislação brasileira à luz da série “Adolescência”, discutindo deveres familiares e formação cidadã. Acesse o conteúdo e entenda as implicações legais e reflexões sobre educação e convivência familiar.

Deixe sua mensagem