Ana Brocanelo

Você sabe o que é Perversão Narcísica?

O termo Perversão Narcísica foi utilizado pela primeira vez em 1986 pelo psicanalista francês Paul-Claude Racamier. Ele descreve uma psicopatologia que afeta 10% da população mundial. Entenda...

O termo Perversão Narcísica foi utilizado pela primeira vez em 1986 pelo psicanalista francês Paul-Claude Racamier. Ele descreve uma psicopatologia que afeta 10% da população mundial. Os indivíduos com essa doença são capazes de exercer controle e manipular outros, especialmente parceiros, amigos e familiares.

 

 

• O que é perversão narcísica:

 

Como o próprio nome diz, a patologia compreende dois aspectos: narcisismo (desejo incontrolável de ser admirado pelos outros) e perversão (tendência a satisfazer seus desejos e vontades em detrimento dos outros). Dessa maneira, o pervertido narcísico apresenta uma personalidade marcada por um narcisismo exacerbado e quadros de perversão moral.

 

 

• Características:

 

O narcisista atua em diferentes etapas para conseguir manipular mentalmente as pessoas que o cercam. Primeiro, ele tenta criar uma relação amigável com o outro. Na sequência, a pessoa começa a minar a autoestima do parceiro para forjar uma relação de dependência. A manipulação consiste em dar a impressão de que a dependência é por culpa e fraqueza da vítima e não obra do narcisista.

 

 

• Vítima do narcisista:

 

O sucesso da manipulação mental depende das condições psicológicas da vítima, que, sob certas situações, será levada a se submeter. Por conta disso, certos psicanalistas enxergam uma relação de cumplicidade entre agressor e vítima, apesar desta última ser tratada como um objeto pelo parceiro.

 

 

• Perversão narcísica e perseguição:

 

A perversão narcísica está inserida no grupo de psicopatologias de perseguição. O narcisista tem como objetivo humilhar e destruir o outro em prol da valorização do seu status pessoal ou social.

 

 

Um abraço para todos.

Ana Brocanelo – Advogada.

OAB/SP:176.438

Fonte: CCM Saúde. “Perversão narcísica: manipulação mental“. Por Natali Chiconi. Publicado sob licença CC BY 4.0.

Mais Posts

Os desafios das mães divorciadas.

Os vários desafios emocionais, financeiros e legais que as mães separadas enfrentam todos os dias. Que passam despercebidos ou sem o devido valor. Eu sei, já passei por isso.

Avô abraçado com o neto em um campo de futebol

Como conviver com o meu neto após o falecimento do meu filho?

Quando os avós são impedidos de conviver com seus netos após a perda de um filho, a justiça pode ser acionada para garantir uma convivência avoenga. Este direito, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), visa preservar os laços familiares em benefício do melhor. Leia abaixo o artigo na íntegra.

Posso mudar o regime de bens depois da união?

A escolha do regime de bens no casamento ou união estável é fundamental para definir como serão divididos os bens do casal. Neste artigo, vamos explorar a importância de escolher o regime de bens mais adequado para o seu relacionamento, os diferentes tipos de regimes existentes e como realizar a alteração do regime, caso necessário.

Matrícula Escolar, quem decide e quem paga?

A guarda compartilhada representa um avanço significativo no direito de família brasileiro. No entanto, a sua aplicação prática ainda suscita diversas dúvidas e desafios, especialmente no que diz respeito à definição das responsabilidades parentais, à comunicação entre os genitores e à tomada de decisões sobre a educação dos filhos. Neste artigo, analisaremos os principais aspectos da guarda compartilhada, com foco nas questões relacionadas à educação dos filhos, e apresentaremos soluções jurídicas para os conflitos mais comuns nessa área.

Deixe sua mensagem