Ana Brocanelo

As dívidas de uma pessoa caducam depois de 5 anos?

Existe um prazo fixo de prescrição para todas as dívidas? Mesmo após a prescrição, o devedor ainda pode ser cobrado pelo credor? De que forma? Quais são as consequências da prescrição para o credor? Tire suas dúvidas.

Existe uma diferença entre a Prescrição e a Extinção de uma dívida.

 

A prescrição é o período estabelecido por lei após o qual o credor perde o direito de exigir o pagamento judicialmente. Além disso, após a prescrição, o nome do devedor deixa de ter restrições diante dos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC ou o Serasa Score (o famoso nome limpo).

 

Porém, o prazo de prescrição de uma dívida varia de acordo com o tipo e a legislação pela qual se aplica. Por exemplo, dívidas de contrato de crédito, como empréstimos bancários, geralmente têm um prazo de prescrição de 5 anos. No entanto, dívidas fiscais, trabalhistas e outras podem ter prazos diferentes.

 

É importante ressaltar que mesmo que uma dívida esteja prescrita, ela não está extinta. Uma dívida com mais de 5 anos não quitada continua existindo. O devedor ainda pode ser cobrado pelo credor, mas não pode mais buscar uma ação judicial para obrigar o pagamento, ou seja, a cobrança é administrativa.

 

 

Um abraço para todos.

Dr.ª Tamires Brandão Pedrini – Advogada.

OAB/SP n°. 409.420.

Mais Posts

Saiba quais os requisitos da guarda unilateral paterna.

A Questão Da Guarda Dos Filhos É Um Tema Que Gera Muitas Dúvidas. Afinal, É Sempre A Mãe Quem Tem A Guarda? O Modelo De Guarda Sempre É A Compartilhada? Quais Fatores Podem Levar À Perda Da Guarda Das Crianças? Tire Suas Dúvidas.

Mãe, pai, vocês podem me ouvir?

Este livro da escritora, mediadora familiar e advogada, Despina Mavridou, repercute sobre o Divórcio através dos olhos de uma criança. Para ser lido por todos os pais que estão em um processo de separação ou que já se divorciaram e suas crianças pequenas.

Deixe sua mensagem