Ana Brocanelo

Vamos falar sobre Testamento Vital?

No Brasil, a Diretiva Antecipada de Vontade (DNV) garante que suas escolhas médicas e de administração de bens sejam respeitadas quando você não poderá responder por si mesmo. Conhece este documento?

Eu amo Doramas e filmes românticos. Sou daquelas que maratona séries, revê 20x o filme que gosta, que suspira e até chora! Despretensiosamente comecei a ver “Trinta e Nove” na Netflix. Série coreana que me fez chorar rios, pensar muito sobre o tema morte e vir aqui falar com vocês.

A série trata da história de 3 amigas de adolescência, e que estão com trinta e nove anos. Quando uma delas descobre que tem 6 meses de vida por causa de um câncer.

O que isso tem a ver com o nosso tema de hoje? A série traz grande reflexão sobre o que você faria nos seus últimos meses de vida. A personagem resolve não realizar quimioterapia e ter uma qualidade de vida no tempo que lhe resta.

Aqui no Brasil para que a sua vontade seja respeitada durante o tempo que lhe falta, não podendo responder por si mesmo, cabe uma Diretiva Antecipada de Vontade (DNV) ou testamento vital como muitos chamam.

A DNV – é uma declaração que se faz em cartório e que tem como objetivo as diretrizes sobre as questões médicas que você gostaria que tomassem a seu respeito quando você não puder responder para si mesmo. É possível deixar neste mesmo documento, diretrizes sobre administração de bens, questões sobre funeral e outras a serem cumpridas ainda durante a sua vida.

Você conhecia este documento?

 

Um abraço para todos.
Ana Brocanelo – Advogada.
OAB/SP:176.438

Mais Posts

Madrastas também podem ser chamadas de mãe?

Amor, insegurança, conquista de espaço – ser madrasta é muito mais complexo do que parece. No Dia das Mães, essa reflexão vai além das flores e do parabéns formal: fala de vínculos reais, desafios emocionais e direitos legais que poucas conhecem. Quer saber mais sobre os desafios e os direitos das madrastas? Leia nosso artigo completo.

A Madrasta Deve Pagar Pensão Alimentícia ao Enteado?

A responsabilidade da madrasta pela pensão alimentícia do enteado gera dúvidas jurídicas e sociais. Embora a legislação brasileira não determine essa obrigação, em alguns casos, a relação socioafetiva pode influenciar decisões judiciais. Quer entender melhor como esse tema é tratado na legislação? Confira nosso artigo e descubra mais sobre os critérios adotados nos tribunais!

A série Adolescência aos olhos do Direito Civil

Já imaginou como o Direito Civil aborda a responsabilidade dos pais por atos de seus filhos menores? No artigo, exploramos o impacto da legislação brasileira à luz da série “Adolescência”, discutindo deveres familiares e formação cidadã. Acesse o conteúdo e entenda as implicações legais e reflexões sobre educação e convivência familiar.

Deixe sua mensagem